Centro Histórico de São José

Lá pelo ano de 1750, 182 açorianos iniciaram um vilarejo na área continental próximo à ilha de Santa Catarina, onde ficava a vila de Nossa Senhora do Desterro. O cenário era uma enseada, onde seu ancoradouro era utilizado por pequenas embarcações.

A então Freguesia de São José da Terra Firme cresceu, foram construídos muitos casarios no estilo da época (o colonial) preservados até hoje! E é nesse cenário o do Centro Histórico de São José hoje!

O que ver no Centro Histórico de São José

O bairro aconchegante que preserva a história e cultura açoriana, mantém muitos pontos interessantes para visitar.

A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim fica logo na entrada do Centro Histórico de São José e é um dos cartões-postais do bairro. Sua construção data de 1851.

Caminhando poucas quadras, você irá encontrar a praça Hercílio Luz, a principal do bairro rodeada de história.

A primeira construção a ser avistada da praça é a Igreja Matriz de São José, construída como é hoje a partir de 1848. Sofreu algumas reformas e reparos, mas mantém a estrutura e o estilo português de construção.

Logo a seguir, fazendo parte dos monumentos tombados, está o casarão de 1859, que já foi a Câmara Municipal de Vereadores, a Cadeia Pública, o Arquivo Municipal, cartórios, a própria Prefeitura, e desde 1999, é ocupado pela Casa de Cultura Municipal.

Aos fundos da Igreja Matriz está a Bica da Carioca, construída em 1840 e foi, durante cerca de um século, a principal fonte de água para os moradores, sendo um também um ponto de encontro e de socialização da população.

Ao lado da paróquia está o Theatro Adolpho Mello, que em 1856 abriu suas portas apresentando o drama “ O Monge da Serra d’ Ossa”, sendo o primeiro edifício construído especialmente para teatro em Santa Catarina e um dos teatros mais antigos do Brasil!

No outro extremo da praça está o Museu Histórico Municipal de São José, antes Solar dos Ferreira de Mello, de 1894, a primeira edificação tombada como patrimônio histórico no município de São José.

Logo à frente, na praça Arnoldo de Souza está o Monumento aos Açorianos, uma forma de homenagear e relembrar sempre os fundadores da cidade.

E caminhe pelas ruelas do bairro vendo outros casarios com arquitetura tipica luso-brasileira, onde as cores vermelho, amarelo e azul predominam e dão um charme especial. Veja o Sobrado da Família Gerlach (atualmente a Biblioteca Municipal e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo) e o Solar dos Neves, cuja construção expressa o que havia de melhor e mais confortável na época, tanto que foi aqui que Dom Pedro II e a imperatriz Tereza Cristina se hospedaram durante sua visita em 1845.

E uma boa dica para conhecer o centro histórico é passear à tarde e finalizar o tour vendo o sol se pôr do trapiche, hoje revitalizado, ganhando cores, esculturas, além de praça com áreas de contemplação, paisagismo e quadra poliesportivas.

Onde comer no Centro Histórico de São José

E à noitinha, curtir um bar ou um restaurante pertinho da praça Hercílio Luz, como o Largo da Matriz Ales & Lagers Pub, o Das Vineria, o Jardins Restô Café e os lanches da Titia Avó Maria Coxinha.


Conheça o Centro Histórico de São José, nossa história, um pouco mais da cultura local e se deixe surpreender!


Fotos: site da Prefeitura de São José.

Visite São José e Hospede-se Aqui!